Cinemas e teatros de Portugal voltam a funcionar nesta segunda; veja as medidas obrigatórias

Uso de máscara e assentos intercalados são algumas das normas para a reabertura pós-quarentena


A cultura em Portugal volta a ganhar vida a partir desta segunda-feira (1º/6). Após dois meses fechados, teatros e cinemas podem retornar com suas atividades seguindo algumas medidas de saúde determinadas pelo governo.

Uso da máscara, distanciamento de no mínimo 2 metros e lugares intercalados são algumas das obrigatoriedades de espectadores e funcionários, nessa chamada “nova fase de desconfinamento”. 

Ministra da Cultura de Portugal, Graça Fonseca, ao centro, na reabertura do Cinema Nimas, em Lisboa (reprodução site SapoMag)

O Cinema Ideal, o mais antigo de Lisboa, reabriu nesta segunda-feira com a sessão do filme “Retrato de Uma Jovem em Chamas”. O público total foi de 20 pessoas, de acordo com o site português Observador.

“O meu apelo é para que voltem às salas de cinema, às salas de teatro. A cultura é isso, a cultura é vida”, disse a Ministra da Cultura de Portugal, Graça Fonseca, durante coletiva de imprensa.

Veja as medidas obrigatórias para a reabertura de cinemas e teatros.

Reabertura do Cinema Ideal, em Lisboa, contou com 20 espectadores (reprodução site Observador)

Normas para cinemas:

1 – Garantir a utilização de máscara por todas as pessoas presentes no interior;

2 – Ocupar os lugares sempre com um lugar de intervalo entre os espectadores que não sejam coabitantes, devendo a fila anterior e a seguinte ser ocupadas com os lugares desencontrados;

3 – Garantir, sempre que possível, entradas e saídas de pessoas por lugares próprios e separados, evitando o contato;

4 – Privilegiar a compra antecipada de ingressos por via eletrônica e pagamentos por vias sem contato;

5 – Organizar as áreas de espera e de atendimento de forma a evitar a formação de filas, garantindo o distanciamento de 2 metros entre pessoas que não sejam coabitantes.

Normas para teatros:

1 – Ocupar os lugares sempre com um lugar de intervalo entre os espectadores que não sejam coabitantes, devendo a fila anterior e a seguinte ser ocupadas com os lugares desencontrados;

2 – Garantir a distância mínima de pelo menos 2 metros entre a boca de cena e a primeira fila de espectadores;

3 – Garantir, sempre que possível, entradas e saídas de pessoas por lugares próprios e separados, evitando o contato;

4 – Garantir a utilização de máscara por todas as pessoas presentes, exceto os membros dos corpos artísticos durante a atuação em cena;

5 – Privilegiar a compra antecipada de ingressos por via eletrônica e os pagamentos por vias sem contato;

6 – Organizar as áreas de espera e de atendimento de forma a evitar a formação de filas, garantindo o distanciamento de 2 metros entre pessoas que não sejam coabitantes.