Itália inaugura trilha turística pelas colinas do Prosecco, com 51 km de percurso

Percursos são feitos por território que é Patrimônio Mundial da Unesco


Nova trilha fica em território da Unesco, entre as cidades de Vidor e Vittorio Veneto (Reprodução)

A Itália inaugurou no último dia 8 de julho uma trilha turística que percorre os principais locais das chamadas colinas do Prosecco, área considerada Patrimônio Mundial da Unesco. O trajeto total possui 51 km, deve ser feito a pé e é dividido em quatro etapas, ligando as cidades de Vidor e Vittorio Veneto, na província de Treviso.

A sugestão da Associação pelo Patrimônio da Colina do Prosecco de Conegliano e Valdobbiadene, responsável pela iniciativa, é que o percurso completa seja feito em quatro dias, em um total de 19 horas. Pelo caminho, os viajantes têm serviços de alimentação e hospedagens disponíveis, além de ser possível, é claro, provar diversas opções de Prosecco (famoso vinho espumante que leva o nome da região) diretamente de produtores locais.

GPS e placas indicativas estão disponíveis durante o trajeto (Reprodução)

Em relação às paisagens, os aventureiros passarão por vilas, locais pitorescos e construções históricas, ora por encostas íngremes, ora por campos extensos de cultivo das uvas, tendo acesso a abadias, castelos e igrejas. As colinas do Prosecco também mantêm resquícios de túneis, trincheiras e postos militares da Primeira Guerra Mundial.

Percurso inclui vilas, locais pitorescos e construções históricas (Reprodução)

O caminho é classificado com dificuldade média-baixa, com uma diferença de altitude que chega a 2.265 metros. Para facilitar o deslocamento, foram instaladas placas indicativas durante o percurso – e também dá para acessar o GPS de cada trecho pelo site oficial

Além da sugestão de trilha principal, com 51 km, a organização disponibiliza 40 opções de roteiros turísticos pelas colinas, para serem percorridos a pé.

O caminho é classificado com dificuldade média-baixa (Reprodução)