Festival de Cannes 2023: veja quem foi premiado no evento

"Anatomia de uma Queda" recebeu a Palma de Ouro como melhor filme


“Anatomia de uma Queda” ganhou a Palma de Ouro (Divulgação)

O Festival de Cannes 2023 realizou sua cerimônia de premiação para celebrar os filmes e os artistas que se destacaram durante o evento. O júri foi presidido pelo célebre realizador sueco Ruben Östlund, vencedor em 2022 da Palma de Ouro com “The Triangle of Sadness” (“O Triângulo da Tristeza”).

O prêmio mais importante da noite, chamado de Palma de Ouro, foi para o francês “Anatomia de uma Queda”, de Justine Triet, que começa mostrando a queda mortal de um homem da janela da sua casa, nos Alpes. A partir disso, sua mulher, uma célebre escritora alemã, passa a ter que provar a sua inocência no caso.

O Prêmio do Júri ficou com “The Zone of Interest” (“Zona de Interesse”), do britânico Jonathan Glazer. A obra fala sobre um chefe militar alemão, Rudolf Höss, e sua respectiva família, que vive em numa zona idílica junto ao célebre campo de concentração de Aushwitz, na Polônia.

“Zona de Interesse” ficou com o Prêmio do Júri (Divulgação)

Merve Dizdar recebeu o prêmio de Melhor Atriz por “As Folhas Secas”, do turco Nuri Bilge Ceylan. Um filme sobre o encontro de dois professores numa região remota com uma Nuray, militante de esquerda amputada de uma perna na sequência de uma explosão.

Já o prêmio de Melhor Ator ficou com Koji Yakusho, pelo seu papel em “Perfect Days”, um solitário japonês que limpa casas de banho públicas em Tóquio, com os seus rituais de leitura e de música.

O Prêmio de Direção foi para o franco-vietnamita Tran Anh Hung, por “La Passion de Dodin Bouffant” (“A Paixão de Dodin Bouffant”). O filme mostra a relação apaixonada entre um gastrônomo e a sua fiel cozinheira.

O Prêmio do Júri foi concedido a “Folhas Mortas”, do finlandês Aki Kaurismaski, uma história de amor entre dois solitários, eles têm um no outro a derradeira oportunidade para amar.

“Monster” (“Monstro”) ganhou o prêmio de Melhor Roteiro, filme do japonês Hiokazou Kore-Eda sobre uma relação intensa entre dois adolescentes num meio escolar, dissimulada por um caso de suposto assédio.

Koji Yakusho ganhou o prêmio de Melhor Ator por seu papel em “Perfect Days” (Divulgação)