Como uma tentativa de conter a proliferação do coronavírus pelo país, a Itália anunciou neste sábado (22) a suspensão das atividades públicas em dezenas de cidades do Vêneto e da Lombardia, por pelo menos uma semana. Com isso, as festas de Carnaval nestes locais também estão suspensas.
A decisão foi tomada após a 2ª morte confirmada decorrente do novo coronavírus, o Covid-19, neste sábado. A vítima foi uma mulher de 75 anos que vivia em Codogno, a 60 km de Milão, na região norte. Outro paciente de 78 anos havia morrido na sexta (21), em Padova, cidade próxima a Veneza.
Ao todo, são cerca de 50 casos detectados pelo país e a terceira morte na Europa – a primeira foi na França.
De acordo com as autoridades locais, as cidades em risco foram ordenadas a fechar escolas, empresas e restaurantes, além de cancelar eventos esportivos e missas. Os moradores são instruídos a permanecerem em casa. Na capital, Milão, escritórios públicos foram fechados.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que a epidemia de coronavírus, que começou na China, já infectou mais de 76 mil pessoas em 29 países, deixando mais de 2 mil mortos.