O longa brasileiro “O Último Azul” ganhou o Grande Prêmio do Júri na 75ª edição do Festival de Cinema de Berlim. Os vencedores foram anunciados neste sábado (22) durante cerimônia realizada no Berlinale Palast, na capital alemã.
Muito aplaudido durante a exibição oficial, o longa era o único representante brasileiro na competição oficial do evento.
O filme se passa na Amazônia e já começa mostrando uma campanha intensa do governo brasileiro para celebrar a vida dos mais velhos, exaltando sua colaboração para o país e sua importância para a nação. Mas como isso é feito? Obrigando todos com 75 anos ou mais a se mudar para uma colônia habitacional, que ninguém sabe ao certo como é e como funciona. Assim, eles não atrapalham a vida e o trabalho dos mais novos.
A personagem principal é Tereza, interpretada por Denise Weinberg, que tem 77 anos e recebe um chamado oficial do governo para esse exílio forçado. Mas ela quer viver mais, quer continuar livre, ir em busca de seus sonhos, um em especial, e faz de tudo para realizá-lo, burlando a polícia e partindo em uma série de aventuras pelos rios da região.
Clique aqui para saber mais sobre o filme.