
Berlinale acontece de 13 a 23 de fevereiro (Crédito: Erik Weiss)
Um dos eventos mais importantes do circuito cinematográfico internacional começa nesta quinta-feira (13)! A 75ª edição do Festival de Berlim, também conhecido como Berlinale, acontece entre 13 e 23 de fevereiro na capital alemã.
O evento de abertura será apresentado por Désirée Nosbusch e contará com a presença da diretora do festival, Tricia Tuttle, e do presidente do júri, Todd Haynes. A homenageada será a atriz Tilda Swinton, que receberá o Urso de Ouro Honorário.

Berlinale (Crédito: Internationale Filmfestspiele)
Após a noite de gala, o público convidado poderá assistir ao filme de abertura, “Das Licht” (“A Luz”), que terá, ali, sua estreia mundial.
O Brasil participa desta edição da Berlinale com 13 produções, que serão exibidas em diferentes categorias do evento, incluindo documentários, curtas e longa-metragens.

Berlinale (Crédito: Alexander Janetzko)
Destaque para “O Último Azul” (em inglês, “The Blue Trail”), novo longa de Gabriel Mascaro (“Boi Neon”, “Divino Amor”), que foi o único brasileiro a ser selecionado para a competição oficial do evento.

Rodrigo Santoro e Denise Weinberg em cena de “O Último Azul” (Crédito: Guillermo Garza)
O filme, que irá concorrer ao Urso de Ouro, a maior honraria do festival, é estrelado por Denise Weinberg, Rodrigo Santoro, Miriam Socarrás e Adanilo. A história se passa na Amazônia, em um Brasil quase distópico, onde o governo transfere idosos para uma colônia habitacional para “desfrutar” seus últimos anos de vida. Antes de seu exílio compulsório, Tereza, uma mulher de 77 anos, embarca em uma jornada para realizar seu último desejo.
“O Último Azul” é o primeiro filme brasileiro a competir pelo Urso de Ouro desde 2020. Anteriormente, o Brasil venceu o prêmio com “Central do Brasil”(1998), de Walter Salles, que também recebeu o Urso de Ouro de Melhor Atriz, para Fernanda Montenegro, e “Tropa de Elite” (2008), de José Padilha.

Cartaz da 75ª edição da Berlinale (Crédito: Claudia Schramke, Berlin)