Uma versão ilustrada de “Os Lusíadas” está programada para ser lançada no dia 21 de outubro, por conta da Bienal de Ilustração de Guimarães (BIG). Além disso, o texto será todo atualizado para uma linguagem coloquial.
A nova edição, anunciada pelo direto artístico do evento, Tiago Manuel, terá 1.200 exemplares disponíveis pela editora Kalandraka, ao preço de € 35.
O clássico do escritor português Luís Vaz de Camões, considerado o maior poema épico da língua portuguesa, foi publicado em 1572 e conta com 1.102 estrofes sobre a história de Portugal, destacando as glórias de navegadores como Vasco da Gama e de reis lusos.
LIVROS E DISPOSITIVOS
Confira livros especiais sobre Portugal
Veja versões de “Os Lusíadas” (inclusive, em quadrinhos)
Quer obras clássicas? Temos várias opções
Compre um Kindle e tenha acesso a milhares de obras
Nesta verão remodelada, haverá ilustrações de 10 artistas: Carolina Celas, Joana Rego, Joana Estrela, Madalena Matoso, Amanda Baeza, Inês Machado, Mariana Rio, Catarina Gomes, Marta Madureira e Marta Monteiro. O organizadores sublinham a “força simbólica” de essa ser a primeira “obra clássica” a ter um trabalho de ilustração elaborado apenas por mulheres.
O outro destaque é a adaptação do texto para a contemporaneidade, a partir dos estudos de Rita Marnoto, professora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e conhecedora da obra de Camões.
De acordo com Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho, parceira do projeto, o ajuste para uma linguagem mais coloquial visa “permitir um acesso mais generalizado a uma obra que nem sempre os jovens e a população em geral alcançam”.