“Levante”, longa-metragem de estreia da diretora brasileira Lillah Halla, terá première mundial no prestigioso Festival Internacional de Cinema de Cannes, no próximo dia 23 de maio. A 76ª edição do evento começou no dia 16 e segue até 27 de março, na cidade francesa.
Uma coprodução entre as empresas Arissas (Brasil), Manjericão Filmes (Brasil), In Vivo Films (França) e Cimarrón Cine (Uruguai), o filme foi selecionado para a Semana da Crítica, uma das mais tradicionais mostras do festival, na qual Lillah Halla foi revelada em 2020, com o curta-metragem “Menarca”.
O enredo da obra mostra como a futura liberdade e autonomia de uma jovem jogadora de vôlei, são ameaçadas por um conservador e violento efeito manada. Às vésperas do campeonato de vôlei decisivo para seu futuro como atleta, Sofía, de 17 anos, descobre uma gravidez indesejada.
Na tentativa de interrompê-la clandestinamente, ela acaba se convertendo em alvo de um grupo fundamentalista decidido a detê-la a qualquer preço, mas nem Sofía nem aqueles que a amam estão dispostos a se render ante o fervor cego da manada.
No elenco principal estão Ayomi Domenica Dias, Loro Bardot, Grace Passô, Gláucia Vandeveld e Rômulo Braga. Assinam a produção de “Levante” Clarissa Guarilha, Rafaella Costa, Louise Bellicaud, Claire Charles-Gervais.