A premiação chamada Gelato Festival World Ranking 2024 definiu os melhores gelatos da edição deste ano.
Dessa vez, a primeira posição não ficou com a Itália, e, sim, com a Fazekas Cukraszda, de Budapeste, na Hungria. Já a segunda posição foi ocupada pela La Parona del Gelato, de Parona, na Itália, enquanto o terceiro lugar contemplou a Savannah’s Kitchen, de São Francisco, nos Estados Unidos.
O Brasil aparece na 31ª posição, com a Gelateria San Lorenzo, de São Paulo, comandada pelo chef Brenno Floriano. O 35º lugar ficou com a Gelateria Sorveteria Cairu, do chef Armando Jose Laiun Filho, de Belém.
A classificação mundial foi definida após avaliação de cerca de 8 mil gelaterias de 44 países. Os critérios incluem não apenas o sabor do gelato, mas todos os aspectos que completam a experiência da degustação, como o local, em si, e o serviço oferecido.
O gelato é conhecido por utilizar produtos naturais em sua composição, cujos ingredientes básicos são o leite, a gordura e o açúcar, além de não conter conservantes. Já o sorvete, para efeito de comparação, usa os mesmos ingredientes, porém, possui mais gordura que o gelato e contém conservantes.
Abaixo, veja a lista das 10 melhores sorveterias do mundo:
- Fazekas Cukraszda (Budapeste, Hungria)
- La Parona del Gelato (Parona, Itália)
- Savannah’s Kitchen (São Francisco, Estados Unidos)
- VeroLatte (Vigevano, Itália)
- Veneta Gelato Italiano (Valência, Espanha)
- Gelateria dei Principi (Correggio, Itália)
Gelateria Miretti (Torino, Itália) - La Cremeria Gelato Italiano (Cadice, Espanha)
- Gelateria Pasticceria Badiani (Firenze, Itália)
Szypula – 1974 (Baborow, Polônia) - I Fenu (Cagliari, Itália)
- Faboulous Ice Fires (Londres, Reino Unido)