“Anora”, de Sean Baker, ganha a Palma de Ouro no Festival de Cannes 2024; veja os premiados

Maior festival de cinema do mundo começou em 14 de maio e reuniu representantes de diversos países


O Festival de Cannes 2024 realizou sua cerimônia de premiação neste sábado (25), na cidade francesa, para celebrar os filmes e os artistas que se destacaram durante a competição. A 77ª edição do evento concedeu a Palma de Ouro, principal honraria do festival, ao filme “Anora”, de Sean Baker.

O júri foi presidido pela cineasta norte-americana Greta Gerwig, diretora do filme “Barbie”, e também contou com a participação da roteirista e fotógrafa turca Erbu Ceylan, da atriz norte-americana Lily Gladstone, da atriz francesa Eva Green, da atriz libanesa Nadine Labaki, do diretor, produtor e roteirista espanhol Juan Antonio Bayona, do ator italiano Pierfranceso Favino, do diretor francês Kore-Eda Hirokaxu e do ator e produtor francês Omar Sy.

“Anora”, de Sean Baker, ganhou a Palma de Ouro (Divulgação)

“Anora” fala sobre uma jovem trabalhadora do sexo, do Brooklyn, que tem a chance de criar uma história da Cinderela quando conhece e se casa impulsivamente com o filho de um oligarca. Assim que a notícia chega à Rússia, seu conto de fadas é ameaçado quando os pais partem para Nova York para anular o casamento.

O Grand Prix, segundo maior prêmio do festival, ficou com “All We Imagine as Light”, de Payal Kapadia.

“All We Imagine as Light” levou o Grand Prix (Divulgação)

Já o Prêmio do Júri, que acaba sendo considerado como um “terceiro lugar”, foi entregue ao longa “Emilia Pérez”, do francês Jacques Audiard.

O Prêmio do Júri ficou com “Emilia Pérez” (Divulgação)

Em relação às categorias individuais, foram premiados Coralie Fargeat, como Melhor Roteiro, por “The Substance”, e Miguel Gomes, como Melhor Diretor, por “Grand Tour”.

A categoria Melhor Atriz foi dividida entre todo o elenco feminino de “Emilia Pérez”, de Jacques Audiard. São elas: Adriana Paz, Zoe Saldaña, Karla Sofía Gascón e Selena Gomez. Como Melhor Ator, o júri escolheu Jesse Plemons, por “Kinds of Kindness”, de Yórgos Lánthimos. 

A Palma de Ouro de Melhor Curta-metragem ficou com “The Man Who Could Not Remain Silent”, do croata Nebojša Slijepčević.

Premiados no Festival de Cannes 2024:

  • Palma de Ouro – “Anora”, de Sean Baker
  • Grand Prix – “All We Imagine as Light”, de Payal Kapadia
  • Prêmio do Júri – “Emilia Pérez”, de Jacques Audiard
  • Melhor Diretor – Miguel Gomes, por “Grand Tour”
  • Melhor Roteiro – Coralie Fargeat, por “The Substance”
  • Melhor Atriz – Adriana Paz, Zoe Saldaña, Karla Sofía Gascón e Selena Gomez (“Emilia Pérez”)
  • Melhor Ator – Jesse Plemons (“Kinds of Kindness”)
  • Palma de Ouro de Melhor Curta-metragem – “The Man Who Could Not Remain Silent”, de Nebojša Slijepčević