O Festival de Cannes 2024 realizou sua cerimônia de premiação neste sábado (25), na cidade francesa, para celebrar os filmes e os artistas que se destacaram durante a competição. A 77ª edição do evento concedeu a Palma de Ouro, principal honraria do festival, ao filme “Anora”, de Sean Baker.
O júri foi presidido pela cineasta norte-americana Greta Gerwig, diretora do filme “Barbie”, e também contou com a participação da roteirista e fotógrafa turca Erbu Ceylan, da atriz norte-americana Lily Gladstone, da atriz francesa Eva Green, da atriz libanesa Nadine Labaki, do diretor, produtor e roteirista espanhol Juan Antonio Bayona, do ator italiano Pierfranceso Favino, do diretor francês Kore-Eda Hirokaxu e do ator e produtor francês Omar Sy.
“Anora” fala sobre uma jovem trabalhadora do sexo, do Brooklyn, que tem a chance de criar uma história da Cinderela quando conhece e se casa impulsivamente com o filho de um oligarca. Assim que a notícia chega à Rússia, seu conto de fadas é ameaçado quando os pais partem para Nova York para anular o casamento.
O Grand Prix, segundo maior prêmio do festival, ficou com “All We Imagine as Light”, de Payal Kapadia.
Já o Prêmio do Júri, que acaba sendo considerado como um “terceiro lugar”, foi entregue ao longa “Emilia Pérez”, do francês Jacques Audiard.
Em relação às categorias individuais, foram premiados Coralie Fargeat, como Melhor Roteiro, por “The Substance”, e Miguel Gomes, como Melhor Diretor, por “Grand Tour”.
A categoria Melhor Atriz foi dividida entre todo o elenco feminino de “Emilia Pérez”, de Jacques Audiard. São elas: Adriana Paz, Zoe Saldaña, Karla Sofía Gascón e Selena Gomez. Como Melhor Ator, o júri escolheu Jesse Plemons, por “Kinds of Kindness”, de Yórgos Lánthimos.
A Palma de Ouro de Melhor Curta-metragem ficou com “The Man Who Could Not Remain Silent”, do croata Nebojša Slijepčević.
Premiados no Festival de Cannes 2024:
- Palma de Ouro – “Anora”, de Sean Baker
- Grand Prix – “All We Imagine as Light”, de Payal Kapadia
- Prêmio do Júri – “Emilia Pérez”, de Jacques Audiard
- Melhor Diretor – Miguel Gomes, por “Grand Tour”
- Melhor Roteiro – Coralie Fargeat, por “The Substance”
- Melhor Atriz – Adriana Paz, Zoe Saldaña, Karla Sofía Gascón e Selena Gomez (“Emilia Pérez”)
- Melhor Ator – Jesse Plemons (“Kinds of Kindness”)
- Palma de Ouro de Melhor Curta-metragem – “The Man Who Could Not Remain Silent”, de Nebojša Slijepčević